Com a invasão avassaladora da rede de internet no meio jornalístico quase todo profissional da área, em algum momento, já pensou na extinção do jornal impresso. O fato pode estar longe de nossa realidade, mas indícios como o caso do The Buenos Aires Herald acende um alerta. O jornal mais antigo e um dos últimos jornais de língua inglesa da América Latina, encerrou suas atividades após 140 anos. O anúncio foi feito pelo perfil do veículo no Twitter (imagem abaixo) em 31 de julho deste ano.
Os indícios do ocorrido podem ter sido apresentados há pouco menos de um ano quando o jornal mudou sua periodicidade para semanal ao invés de diário em conjunto com a demissão da maioria dos funcionários. 
O editor de notícias James Grainger escreveu no Twitter: "Não há muito a dizer agora, para ser honesto. Nos disseram que a última edição foi nesta sexta-feira. Não há mais para adicionar neste momento."
Após o anúncio de que o Herald fecharia para sempre, Carlos Cué, correspondente do El País em Buenos Aires, escreveu: "Para os jornalistas e os defensores dos direitos humanos argentinos, o Buenos Aires Herald era um mito. Por isso, seu encerramento definitivo, anunciado na segunda-feira, após 140 anos saindo às ruas sem interrupção, foi um duro golpe".
Como ele observou, foi o único jornal que denunciou, diariamente, o terrorismo de Estado que fez desaparecer milhares durante a ditadura militar.
"O Herald mostrou a importância do jornalismo em tempos difíceis. Agora, nos EUA, com Trump, vemos que ele é a chave. Na Argentina, há jornalistas muito bons, mas o problema são os proprietários. O Herald fez um bom jornalismo até o fim, mas teve proprietários ruins", disse o jornalista britânico Robert Cox, que foi editor do Herald durante os anos da "Guerra Suja" do país (1976-1983)
Com informações do jornal no blog Jornalismo nas Américas, do Centro Knight.
Jornal The Buenos Aires Herald fecha as portas após 140 anos
 
        Reviewed by Unknown
        on 
        
09:53
 
        Rating: 
      
Nenhum comentário:
Não passe aqui sem ser notado! Deixa seu comentário pra gente! =)